Thais Garrote » Blog Archive Muita tradição no Café Luso - Thais Garrote
11
fev
2016
Muita tradição no Café Luso
Postado por: Thais Garrote

Situado no emblemático Bairro Alto em Lisboa, está o Café Luso, casa de fado fundada em 1927. Das antigas adegas e cocheiras do Palácio Brito Freire, edifício do séc. XVII que resistiu ao terremoto de 1755, se fez a sala de espetáculo com restaurante cuja estrutura arqueada confere uma acústica singular.

#BLR lisboa cafe luso 090216-18

#BLR lisboa cafe luso 090216-11

#BLR lisboa cafe luso 090216-10

Por lá, vários fadistas renomadas já se apresentaram e seu elenco histórico é um dos motivos de orgulho do Café Luso, que se vangloria de cumprir diariamente seu objetivo: conjugar com sensibilidade e gosto o talento artístico e o gastronômico.

cafeluso1

Sob à luz de velas começa o espetáculo com danças e trajes típicos portugueses e depois o fado, que é o repositório das alegrias e tristezas do povo português.

#BLR lisboa cafe luso 090216-19

#BLR lisboa cafe luso 090216-6 (1)

Elsa Laboreiro que o diga! Fadista residente e representante da “grande alma” do Café Luso, sabe de maneira única nos encantar com a suas apresentações.

#BLR lisboa cafe luso 090216-17

A fadista tem a seguinte percepção: “sinto que não poderia existir sem cantar” e este costume, que começou há 36 anos, continua sólido até os dias de hoje. Desde muito pequena Elsa já encantava e cantava junto de sua família e um dos seus fados preferidos é chamado de “o fado fora de horas”. Elsa tem razão pois “o fado é mais sentido quando cantas, se a hora de o cantar passa da hora”.

E por falar em gastronomia, o cardápio é assinado pelo chefe de cozinha Alexis Gregorio que aposta na cozinha tradicional portuguesa, porém com uma roupagem contemporânea, resultando em uma evolução à nível gastronômico. Alexis aposta em uma carta reduzida, com sete menus (entrada, prato principal e sobremesa) mas com ênfase em produtos frescos e de muita qualidade. Para o Chef, é muito complicado escolher, dentre suas criações, seu prato preferido, entretanto, elege que os peixes e os mariscos ocupam posição de destaque.

cafeluso2
cafeluso3

cafeluso4

No Café Luso é possível jantar (menus no valor de 44 euros), petiscar ou beber apenas um copo para apreciar o espetáculo. Na verdade, tudo por ali encanta e esta tradição tão antiga, a cada ano que passa, nos revela que Portugal não existe sem o fado!

Vem viajar com a gente? (vídeo)

Gostaram?

Para assistir meus vídeos em primeira mão, basta se inscrever no meu canal do Youtube AQUI.

Beijos!
CAFÉ LUSO

End: Travessa da Queimada, n10, Bairro Alto, Lisboa

Tel: 21 342 2281

Web: https://www.facebook.com/cafeluso

PROJETO LISBOA A MIL

Criação e Desenvolvimento: Thaís Garrote
Fotografia e Imagens: Bruno Lisita

Thais Garrote




[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)