Thais Garrote » Blog Archive Aonde morar em Coimbra? - Thais Garrote
19
dez
2014
Aonde morar em Coimbra?
Postado por: Thais Garrote

1617585_689463644429600_1426051484_o

Esta é a pergunta que mais recebo por e-mail sem dúvida alguma e, por isso, resolvi escrever este post para auxiliar a todos que anseiam vir morar por aqui. Quase não ando muito pela cidade, mas vou citar os meus preferidos e o de muita gente também e aqueles por onde já passei e posso opinar a respeito.

Então vamos lá:

1) Baixa de Coimbra: esta é a região mais antiga e histórica da cidade e é “sediada” pela sua principal avenida, a Fernão de Magalhães. Por ser mais antiga, os imóveis disponíveis para a locação costumam ser bem velhos, tirando algumas exceções de prédios construídos mais recentemente. Fica bem próxima à Loja do Cidadão (local onde se resolve todas as questões de visto, segurança social, taxas e tributos, empresas de fornecimento de gás, luz, etc.). A partir da baixa você consegue transporte público para qualquer região da cidade. Além disso, há dois supermercados (pequenos) próximos, como o Minipreço e o Pingo Doce e uma diversidade muito grande de comércio de rua. Para quem não tem carro é perfeito pois pode-se fazer absolutamente tudo a pé. Outro ponto a ser levado em conta é o barulho: durante o dia o barulho é por parte dos comerciantes e do grande fluxo de pessoas que circulam na região e à noite, em razão da algazarra de estudantes já embriados (sim, os estudantes por aqui bebem e muito). No entanto, muitos consideram esta região como “perigosa” por possuir muitos moradores de rua, prostituição e por ficar mais deserta a noite. Há 1 ano e meio moro na baixa e nunca testemunhei nada de perigo como as pessoas dizem. Sinto inclusive, um certo preconceito com a região, mas para quem não tem carro é uma facilidade enorme morar por aqui. Por sorte, encontramos apartamentos novos, mas a chance maior é de encontrar imóveis mais velhos como disse acima. Os valores de aluguel/arrendamento são mais acessíveis.

2) Praça de República e Sé Nova: muitos estudantes escolhem morar próximo a estas regiões pela facilidade de acesso à Universidade de Coimbra (é possível ir a pé). São também regiões mais antigas e consequentemente os imóveis também. O barulho também é grande, principalmente na Avenida Sá da Bandeira e imediações, onde localizam-se vários bares e discotecas da cidade. Também possui grande oferta de transporte público como na baixa. Muitas repúblicas de estudantes estão localizadas nesta região. Os valores de aluguel/arrendamento são mais acessíveis.

3) Solum: é uma das partes novas da cidade com imóveis construídos mais recentemente. Fica próximo do Estádio da cidade, do shopping Dolce Vita que também conta com um supermercado, o Jumbo e da academia de ginástica Homes Place. A região é excelente é relativamente calma. Há também um McDonald´s  e muitos pontos de ônibus. Os valores de aluguel são mais caros.

4) Vale das Flores: excelente bairro que fica próximo do Coimbra Shopping, que tem poucas lojas, mas que conta com um grande supermercado, o Continente. Há vários pontos de ônibus e fica bem próximo da Loja Leroy Merlyn. Os imóveis são mais novos e o preço também é mais alto e existem várias praças para crianças brincarem. Há uma escola muita famosa na cidade situada por lá. É uma região bem calma e tranquila.

Espero ter ajudado vocês!

Um grande beijo!

Thais Garrote

gravatar
Silvia
1/9/2015 às 10:05 am

1

Oi Tháis. Bom dia! Quero muito agradecer suas dicas sobre Coimbra. Tenho devorado os seus videos e compartilhado todos. Pretendo tentar mestrado na Universidade dai ainda este ano, se possível. Uma questão que esta me preocupando muito é a questão de trabalho, pois não tenho como permanecer estudando somente. Não tenho grandes qualificações, mas vi o seu video sobre possibilidades de emprego. Estou fazendo um curso de unhas gel, drenagem linfática, massagem modeladora e de cuidadora de idosos. Também não me importo em trabalhar em tlmk (trabalhei aqui por 20 anos como supervisora comercial) ou ainda fazer limpeza ou trabalhar no comércio. Queria saber de você se acha que, ainda assim, teria dificuldades em encontrar trabalho. Outra preocupação é minha idade. Tenho 47 anos (mas pareço mais jovem, rsrsrs) e fico com medo de preconceito (como existe muito aqui no Brasil) por conta da minha idade na hora de conseguir uma colocação. Um beijo e mais uma vez muiiiito obrigada

[Responder]

Gravatar

Thais Garrote Respondeu:

Olá Silvia!!

Muito obrigada pelo carinho viu! Que bom que te ajudei!! Existem algumas ofertas de trabalho para os empregos que você citou, mas para conseguir uma vaga você deve estar legal no país ok? Não sei te informar com relação a idade pois não tenho informação sobre o assunto. Muito sucesso para você! =)

[Responder]

gravatar
Paula Cunha
3/10/2015 às 8:48 pm

2

Olá Thais! estou acompanhando seus videos e seu blog e estou amando! Queria saber mais informações sobre bairros para crianças. Pelo que entendi você indica o vale das flores certo? Qual é o nome dessa escola famosa? Beijos e obrigada. Paula Cunha, Rio de Janeiro

[Responder]

Gravatar

Thais Garrote Respondeu:

Olá!! Fico muito feliz que está gostando! Não sei o nome da escola e acredito que os bairros Vale das Flores e Solum são os melhores. Um grande beijo!

[Responder]




[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)